Coordenador : Aldara da Silva César
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388651.2199.166653.10022023
Departamento/Setor: VEA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pessoas da comunidade e pessoas da UFF (EEIMVR, ICEXe vICHS) e IEPMM.
Local de atuação: EEIMVR - UFF Vila - Volta Redonda. ICEX - UFF Aterrado - Volta Redonda ICHS - UFF Aterrado - Volta Redonda Mídia: Instagram @cantinhodoreuso * Escolas Públicas PS: Embora os espaços físicos ainda sejam localizados apenas nas unidades da UFF-Volta Redonda, cabe destacar que esses espaços são abertos à comunidade e a intenção é reforçar na comunidade que esse espaço é aberto e que todos podem acessar o compartilhamento de itens e conhecimento como sustentabilidade, doação, coletividade, lixo, reúso etc.. Ainda, o projeto busca implementar um cantinho físico novo fora da UFF de forma a expandir ainda mais as discussões. Duas escolas públicas já estão sendo visitadas para esse fim.
Objetivo
1.Manter os Cantinhos do Reúso na UFF-EEIMVR e na UFF- ICEX - dois espaços físicos que já funcionam como pontos de compartilhamentos de itens na comunidade. 2. Inaugurar o Cantinho do Reúso no IEPMM 3. Identificar se alguma outra comunidade se interessaria em instalar o Cantinho do Reúso; 4.Fomentar a divulgação do Cantinho do Reúso visando difundir o uso do espaço bem como despertar interesse de outras pessoas para replicá-lo em diferentes comunidades. 5.Fazer material de divulgação sobre temas como: consumo consciente, sustentabilidade, lixo, desperdício/melhor uso dos alimentos, solidariedade, coletividade etc. 6. Promover o mercado de pulgas na comunidade
Resumo
Esse projeto visa estimular reflexões na comunidade acerca da necessidade do REÚSO e como esse se relaciona com temas como: solidariedade, sustentabilidade e economia colaborativa. O projeto já conta com dois espaços físicos para que as comunidades da UFF-EEIMVR, da UFF-ICEX/ICHS e pessoas externas à universidade podem doar e coletar itens de desapego (em condições de serem reusados). A intenção é manter os espaços correntes e ainda verificar a possibilidade de um novo espaço em alguma comunidade interessada. O IEPMM já manifestou interesse e esse será o próximo espaço a ser inaugurado. Contudo, novos espaços podem ainda ser prospectados esse ano. A participação da comunidade (de todos!) é imprescindível para que os espaços se mantenham organizados e principalmente para ampliarmos o nosso entendimento sobre consumo, meio ambiente, lixo, inclusão social, coletividade e solidariedade.